Críticas Estruturadas das imagens Luz e Sombra
O trabalho em papel feito pela Ana Clara Quadros Toniati me encantou bastante. As formas em espiral e as sombras muito interessantes feitas por elas chamaram bastante minha atenção e compuseram ótimas fotos. Em relação à primeira foto, gostei bastante do foco no objeto, e as pontas retas que saem do papel e se dobram de maneiras diferentes se tonaram um elemento bem interessante, porém no local onde as sombras se misturaram e formaram uma única sombra escura, eu senti falta de algo, pois ficou como um "buraco" no meio. Em seu lugar, a segunda foto dá um foco maior as sombras, que se estendem por quase toda a fotografia, e possuem tamanhos e focos diferentes, que demonstram o ângulo da luz e a proximidade dos papeis com o fundo, o único detalhe que me trouxe certo incômodo foi a sombra reta no canto esquerdo que se diferencia de todas as outras, que são curvas. Já a terceira foto que, pessoalmente, foi a minha preferida, consegue trazer um equilíbrio e, tanto o objeto quanto a sua sombra, se destacam de maneira complementar, além de que é possível perceber certa simetria nos espaços vazios no canto superior esquerdo e no canto inferior direito, mostrando um ótimo enquadramento. No geral, o fato de que a Ana Clara não revela todo o objeto em nenhuma das três fotos é muito bom, já que deixa certa curiosidade e mistério, que faz com que as sombras sejam uma ótima maneira de tentar "desvendar" o que está acontecendo. Sobre a composição, penso que ela deveria ter destacado a terceira foto, porém é bem simples e não há criticas. No geral, foi um trabalho que chamou minha atenção e me agradou muito.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O trabalho de luz e sombra da Maria Angelina Ferreira Rodrigues foi, pessoalmente, um dos meus preferidos. Gostei muito de como ela não mostra o objeto e foca completamente na sombra, que por si só já é muito interessante por possuir diferentes formas e formatos. Em primeiro lugar, a composição feita por ela ficou ótima, já que ela cria uma sequência crescente, onde as fotos vão aumentando da esquerda para a direita, além da diferença de ângulos, tamanhos e proporções que se adaptam a cada foto. O fundo que possui uma sombra nas extremidades cria um ótimo efeito que, por exemplo, na primeira foto, faz com que o lugar vazio se torne um respiro, não um buraco. Na segunda foto, o objeto que sai do canto interior direito e se espalha pela imagem cria um efeito de crescimento interessante, porém a única sombra que ultrapassa o limite da foto no canto esquerdo me traz certo incômodo. A terceira foto traz uma composição que destaca a posição da luz em relação ao objeto na qual algumas sombras estão bem pequenas e focadas e, gradativamente de cima para baixo, algumas sombras se tornam maiores e mais desfocadas, um efeito muito interessante. Em conclusão, foi um trabalho muito criativo e interessante que se destacou bem em relação aos outros.
Comentários
Postar um comentário