Problematização para foco numa situação-espaço específico (texto)
Problematização para foco numa situação-espaço específico (recorte) - Praça da bíblia
A partir de uma pesquisa, foi possível descobrir opiniões das pessoas que costumam visitar a praça e, com isso, fazer a problematização. Assim como havia descoberto na última análise, as pessoas elogiaram bastante a praça pela oportunidade de encontro entre famílias e amigos, mas, além disso, algumas pessoas também gostam de ir ao local para descansar, meditar e ler. Alguns comentários em relação a isso foram: “É um lugar agradável para curtir a natureza e praticar o lazer familiar.” “É um ótimo lugar para reunir os amigos para conversar e ver o pôr do sol.” “É um local calmo, com boas opções para um bate-papo e atividades físicas.”
Já em relação às reclamações, a maioria delas possui relação com a infraestrutura do local, que está um pouco deteriorada. Os visitantes da praça disseram que ela não está muito bem cuidada e, como exemplo, citaram as luzes queimadas, a fonte de água estragada e alguns bancos quebrados. Disseram também que a praça a noite pode não ser muito agradável, o que se dá pela falta de iluminação, que passa menos segurança para as pessoas. Além disso, também houve reclamações em relação à falta de um parquinho infantil para as crianças e de um lugar coberto, já que a área é completamente aberta.
Com isso, foi possível chegar à conclusão de que os problemas de infraestrutura, foco de maior parte das reclamações, são um inconveniente do local que atrapalha as interações e utilizações da praça. Essa adversidade, no entanto, poderia ser facilmente resolvida com alguns pequenos consertos e trocas.
Porém, um outro problema que foi possível de visualizar no local é de que a praça possui alguns espaços que não são bem utilizados pois estão muito vazios. Esse caso se relaciona com a lógica de Hertzberger de que o excesso de liberdade pode ser tão ruim quanto a extrema limitação. Então, nesses espaços é necessária a implantação de um meio termo, ou seja, seria ideal se fossem colocados incentivos que ampliassem a utilização do local, sem excessiva liberdade ou limitação. Dessa maneira, a possibilidade de apropriação do local se multiplicaria e os visitantes cotidianos da praça fariam melhor proveito.
Comentários
Postar um comentário